CTRL+X - Quem tira conteúdo da internet?
Busca pelo site
Digite uma palavra
Cursos Oferecidos pela Abraji

RSS - Assine para receber as novidades do site



Abraji
on Google+

18/06/12 - 13h28 - Karin Salomao
Jornalista de MG ameaçado por editorial contra prefeito


Reinaldo Fernandes, editor do jornal De Fato, de Brumadinho (MG), foi ameaçado com três pedras e um tiro no dia 9 de junho. Ele supõe que as ameaças foram motivadas pelas matérias que o jornal publica, inclusive por um editorial escrito por ele em maio de 2012 sobre o suposto mau uso de dinheiro público. 

Em 9 de junho, por volta das dez da noite, Fernandes e sua esposa ouviram um estrondo: três pedras grandes haviam sido jogadas sobre o telhado de sua casa. Fernandes chamou a polícia, fez o boletim de ocorrência e voltou para a casa. Quando a esposa foi abrir a cortina, uma bala atravessou a janela e atingiu um lustre. “Não era só para ameaçar”, diz o jornalista, com temor de que a bala pudesse ter atingido sua esposa ou um de seus filhos. Chamaram novamente a Polícia Militar, acrescentaram a nova ocorrência ao boletim anterior e saíram de casa, pois “não sabiam se poderia acontecer de novo”. 

No texto “O prefeito rouba mas faz!” Fernandes comenta – sem citar o nome do prefeito Avimar Barcelos, o Nenen da Asa (PV) – que o uso de dinheiro público para fins pessoais prejudica principalmente a população mais carente e que depende mais dos serviços públicos.

O editorial foi escrito depois de diversas denúncias contra o político, de uso de caixa-dois e compra de voto feitas pelo ex-coordenador da campanha eleitoral à Tribuna da Cidade e à Câmara Municipal e publicadas pelo jornal. A Câmara Municipal abriu uma CPI contra Nenen da Asa, mas resolveu investigar apenas os vereadores citados nas denúncias. “Procuramos os dados e publicamos”, afirma Fernandes, lembrando que eram dados públicos. 

O jornalista conta que já sofreu outras ameaças. Em junho de 2011, o entregador do jornal foi ameaçado pelo cunhado do prefeito. Em 16 de maio deste ano, a esposa do editor encontrou restos de bala na casa. Na época, acharam que era obra de arruaceiros, “coisa de moleque”, e não reportaram à polícia. As autoridades informaram que a bala que atravessou a janela no dia 9 é do mesmo calibre que os estilhaços encontrados em maio. 

Até a semana passada, as ameaças nunca haviam sido físicas, apenas verbais. Outros políticos já haviam ligado para os jornalistas voluntários com ameaças, mas “nunca imaginei que chegaria nesse ponto”, lamenta Fernandes. Ele diz que os políticos na cidade sempre foram conviveram bem com suas oposições. Por isso,  estranhou os casos de ameaça a ele. “É uma cidade pequena, sem muita violência”.

Reinaldo Fernandes edita o jornal De Fato há 14 anos. Desde então, o periódico já acompanhou a cassação de dois prefeitos. “Sempre publicamos o que tínhamos que publicar”. 

O prefeito já enfrenta outras oposições políticas, como mandatos de segurança emitidos por vereadores. Os vereadores, que não receberam as informações sobre licitações de obras que haviam pedido, entraram com mandatos de segurança contra o político, impetrados pelo advogado Luiz Gustavo Scarpelli, que representa os vereadores do bloco de oposição - Itamar Caetano (PSDB), Jayme Oliveira (PSDB), Marta Boaventura (PSD) e Lílian Paraguai (PT). Em maio, o juiz Robert Lopes de Almeida, do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), determinou a divulgação de todos os dados referentes a editais, contratos, notas fiscais e de empenhos da prefeitura.


Busca pelo site
E-mail / Usuário

Senha
 
 
   
 

 
 



 



 
 
 






 

INSTITUCIONAL
O que é
Estatuto Social
Diretoria
Comunicados
Parceiros
Privacidade
Copyright
Expediente
SERVIÇOS
Fale conosco
Banco de Currículos
Lista de Discussão
Eventos
NOTÍCIAS
Acesso à informação
RAC
Projeto com estudantes
Noticias da Abraji
Liberdade de expressão
FILIE-SE
Quem pode se filiar?
Quais os benefícios que o sócio da Abraji tem?
Quanto custa?
Como se associar?
 
ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo - [email protected] - (11) 3159-0344 - São Paulo SP