CTRL+X - Quem tira conteúdo da internet?
Busca pelo site
Digite uma palavra
Cursos Oferecidos pela Abraji

RSS - Assine para receber as novidades do site



Abraji
on Google+

31/08/12 - 18h04 - Clarinha Glock
Acervo de vídeos do canal Impunidade é fonte de debates nas universidades


Os vídeos com a cobertura completa das discussões realizadas durante o seminário "Jornalismo de Risco no Brasil: Tim Lopes 10 anos depois", disponíveis na Internet, são uma fonte preciosa de informações e experiências que podem ser debatidas nas salas de aulas das faculdades de Jornalismo. Realizado em 31 de maio e 1º de junho de 2012, no Rio de Janeiro, o seminário organizado pelo projeto Impunidade da Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP), pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM/RJ) colocou em pauta os desafios do exercício do jornalismo no Brasil.

"Este é um tema que deveria ser debatido nas universidades", observou a jornalista Angelina Nunes, de O Globo e diretora da Abraji, que mediou o primeiro painel sobre os diferentes tipos de riscos relacionados a questões éticas, falta de treinamento e pressão das empresas. Vera Araújo (O Globo, Rio de Janeiro), Ruy Sposati (Altamira, Pará), Candido Figueredo (Pedro Juan Caballero, Paraguai), e Francisco Evanildo Queiroz (radialista da Rádio Vale do Jaguaribe, Limoeiro do Norte, Ceará) falaram sobre estratégias usadas para difamar ou ameaçar os jornalistas, autocensura e impunidade dos crimes.

No segundo vídeo da série, Suzana Blass, presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do RJ, Marcelo Moreira, representante da Abraji e do International News Safety Institute (INSI), e Ricardo Trotti, diretor de Liberdade de Imprensa da SIP debateram o que podem e devem fazer as empresas para prevenir riscos a suas equipes. O painel foi mediado pelo jornalista Audálio Dantas, que comparou os riscos sofridos atualmente com os da época da ditadura, quando ele era presidente do Sindicato dos Jornalistas e encabeçou a luta para provar o assassinato do jornalista Vladimir Herzog pelo regime militar. Michael Camilleri, especialista em Direitos Humanos da Relatoria Especial para a Liberdade de Expressão da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), apresentou os Modelos Jurídicos Interamericanos em matéria de Prevenção, Proteção e Luta contra a Impunidade.

No terceiro vídeo, o jornalista João Antônio Barros (O Dia) se uniu a Sposati, Figueredo e Queiroz na discussão sobre formas de proteção. Ele mostrou exemplos do dia-a-dia da redação no Rio de Janeiro. A professora e diretora da Abraji Luciana Kraemer denunciou as deficiências do Programa de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos no qual poderiam ser incluídos jornalistas em risco.

O quarto e último vídeo aborda os limites para se obter uma boa imagem, em uma conversa franca e aberta mediada pelo fotógrafo Antonio Scorza (AFP). O painel apresentou as dificuldades e dúvidas enfrentadas pelos repórteres cinematográficos e fotográficos, principalmente após a morte de Tim Lopes. Participaram Domingos Peixoto (O Globo), Daniel Andrade (Associação Profissional dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Rio de Janeiro - ARFOC), Bira Carvalho  (Imagens do Povo/Observatório de Favelas), Guillermo Planel (documentarista, RJ), e Bruno Quintella (filho de Tim Lopes e jornalista).

 

Seminário Jornalismo de Risco no Brasil: Tim Lopes 10 anos depois

Abertura

Primeiro Painel - Por que morrem os jornalistas no Brasil

Segundo Painel - O que podem e devem fazer as empresas para proteger seus jornalistas

Terceiro Painel - O que os jornalistas devem fazer para se proteger

Quarto Painel - Limites para obter uma boa imagem

 

Outros videos

A impunidade nos crimes contra jornalistas aparece também em outros vídeos da SIP:

Jornalismo de Risco no Rio

Cobertura em Área de Conflito

Onde estão os mandantes?

 

No Mexico

El crujir de las palabras (1)

El crujir de las palabras (2)

El crujir de las palabras (3)

Periodismo de Riesgo: origen, violencia y consecuencias en Sinaloa, México (1)

Periodismo de Riesgo: origen, violencia y consecuencias en Sinaloa, México (2)

Periodismo de Riesgo: origen, violencia y consecuencias en Sinaloa, México (3)

 

Na Colombia

La batalla del silencio - caso Orlando Sierra (1)

La batalla del silencio - caso Orlando Sierra (2)

La batalla del silencio - caso Orlando Sierra (3)

 

No Peru

Alberto Rivera Fernández

 

Na Guatemala

Irma Flaquer


Busca pelo site
E-mail / Usuário

Senha
 
 
   
 

 
 



 



 
 
 






 

INSTITUCIONAL
O que é
Estatuto Social
Diretoria
Comunicados
Parceiros
Privacidade
Copyright
Expediente
SERVIÇOS
Fale conosco
Banco de Currículos
Lista de Discussão
Eventos
NOTÍCIAS
Acesso à informação
RAC
Projeto com estudantes
Noticias da Abraji
Liberdade de expressão
FILIE-SE
Quem pode se filiar?
Quais os benefícios que o sócio da Abraji tem?
Quanto custa?
Como se associar?
 
ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo - [email protected] - (11) 3159-0344 - São Paulo SP