CTRL+X - Quem tira conteúdo da internet?
Busca pelo site
Digite uma palavra
Cursos Oferecidos pela Abraji

RSS - Assine para receber as novidades do site



Abraji
on Google+

05/07/13 - 16h07 -
Deputado federal pede força tarefa para investigar mortes de jornalistas no MS


Publicado no Portal Imprensa em 05 de julho de 2013

Na última quinta-feira (4/7), o deputado federal Fabio Trad (PMDB-MS) fez um pronunciamento na Câmara dos Deputados defendendo a criação da 10ª Força Tarefa entre Policia Federal, Polícia Civil, Ministério Público Federal e Ministério Público Estadual com o objetivo de investigar com rigor os assassinatos de jornalistas em Mato Grosso do Sul. 

Segundo o portal Aquidauana News, nove jornalistas foram executados no MS nos últimos 16 anos, sem que os crimes fossem solucionados. O caso mais recente, em novembro de 2012, foi o do jornalista Eduardo Carvalho, dono do site Última Hora News, assassinado em frente à sua residência, em Campo Grande. 

“Há os que pensam que matar jornalistas é também matar o jornalismo. Há, porém, os que pensam que matar jornalistas reforça a necessidade de legitimarmos um dos mais caros princípios constitucionais insculpidos pela sociedade democrática brasileira em 1988, que é a liberdade de expressão e manifestação do pensamento”, disse o deputado sul-mato-grossense, que afirmou que continuará cobrando das autoridades o esclarecimento dos fatos. 

Para ele, os crimes são suficientes para alertar o Congresso sobre a necessidade de reagir à altura para que casos como esses não se tornem epidêmicos. “A liberdade de expressão e manifestação do pensamento é, na realidade, a tradução mais fiel do compromisso brasileiro com o Estado Democrático de Direito”, ressaltou.

Incentivando a sociedade civil organizada a exigir das autoridades constituídas o pleno esclarecimento dos crimes, Trad disse "não podemos baixar a guarda. Temos que estar atentos, não apenas em defesa do direito de os jornalistas expressarem os seus pensamentos, mas no direito que a sociedade tem de ter uma imprensa livre e democrática”. 


Busca pelo site
E-mail / Usuário

Senha
 
 
   
 

 
 



 



 
 
 






 

INSTITUCIONAL
O que é
Estatuto Social
Diretoria
Comunicados
Parceiros
Privacidade
Copyright
Expediente
SERVIÇOS
Fale conosco
Banco de Currículos
Lista de Discussão
Eventos
NOTÍCIAS
Acesso à informação
RAC
Projeto com estudantes
Noticias da Abraji
Liberdade de expressão
FILIE-SE
Quem pode se filiar?
Quais os benefícios que o sócio da Abraji tem?
Quanto custa?
Como se associar?
 
ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo - [email protected] - (11) 3159-0344 - São Paulo SP