CTRL+X - Quem tira conteúdo da internet?
Busca pelo site
Digite uma palavra
Cursos Oferecidos pela Abraji

RSS - Assine para receber as novidades do site



Abraji
on Google+

05/09/13 - 10h02 - Daniel Carvalho
Deputado que pediu censura de jornais em Pernambuco volta atrás


Publicado na Folha de S.Paulo em 4 de setembro de 2013

Pressionado desde o início da semana, o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Guilherme Uchoa (PDT), recuou e anunciou nesta quarta-feira (4) a retirada da ação que impedia dois jornais e uma TV de citarem seu nome.

TV Clube, "Diario de Pernambuco" e "Jornal do Commercio" foram impedidos no sábado passado (31) pelo juiz plantonista Sebastião de Siqueira Sousa de mencionar Uchoa em reportagens sobre suposto tráfico de influência envolvendo sua filha, a advogada Giovana Uchoa.

O deputado ocupa a presidência da Casa há mais de seis anos, com apoio do governador Eduardo Campos (PSB), e é conhecido por dizer a jornalistas que não se preocupa com a repercussão de reportagens negativas porque "menos de 1% dos seus eleitores lê jornal".

O magistrado que censurou os jornais havia entendido que não existiam provas da participação direta do deputado no suposto tráfico de influência.

"Tratando-se de homem público, detentor de cargo importante no poder Legislativo estadual, não há dúvida que tal imputação de tráfico de influência causa-lhe dano irreparável à imagem", escreveu na ação.

Entidades como OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Sinjope (Sindicado dos Jornalistas de Pernambuco), Fenaj (Federação Nacional dos Jornalistas) e Abert (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão) repudiaram a ação, que foi divulgada em todo o país.

Nesta quarta-feira, em discurso na tribuna, Uchoa disse que seus advogados agiram à revelia para preservar sua família. "Não quis ofender os órgãos de imprensa ou censurá-los", afirmou.


Busca pelo site
E-mail / Usuário

Senha
 
 
   
 

 
 



 



 
 
 






 

INSTITUCIONAL
O que é
Estatuto Social
Diretoria
Comunicados
Parceiros
Privacidade
Copyright
Expediente
SERVIÇOS
Fale conosco
Banco de Currículos
Lista de Discussão
Eventos
NOTÍCIAS
Acesso à informação
RAC
Projeto com estudantes
Noticias da Abraji
Liberdade de expressão
FILIE-SE
Quem pode se filiar?
Quais os benefícios que o sócio da Abraji tem?
Quanto custa?
Como se associar?
 
ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo - [email protected] - (11) 3159-0344 - São Paulo SP