CTRL+X - Quem tira conteúdo da internet?
Busca pelo site
Digite uma palavra
Cursos Oferecidos pela Abraji

RSS - Assine para receber as novidades do site



Abraji
on Google+

25/10/13 - 10h22 -
Ex-bicheiro é condenado a 19 anos de prisão pela morte de dono de jornal


Publicado em 25 de outubro de 2013 na Folha de S.Paulo

O ex-bicheiro João Arcanjo Ribeiro foi condenado nesta quinta-feira (24) a 19 anos de prisão em regime fechado pela morte do empresário Domingos Sávio Brandão, dono do jornal "Folha do Estado".

A sentença veio após mais de dez horas de julgamento no fórum de Cuiabá (MT). Foram quatro votos a favor da condenação, e três contra. Os jurados também concordaram com as qualificadoras do crime: motivo torpe e sem chance de defesa à vítima.

O júri entendeu que o comendador Arcanjo, como é conhecido, foi o mandante da morte de Brandão, em setembro de 2002. O empresário foi alvejado por sete tiros desferidos por um pistoleiro, e deixou a mulher grávida de sete meses.

Reportagens publicadas pelo jornal "Folha do Estado" denunciando a organização criminosa comandada por Arcanjo motivaram o crime, segundo a Justiça.

Arcanjo já cumpre pena em presídio federal no Mato Grosso do Sul por lavagem de dinheiro, ocultação de bens, evasão de divisas e formação de quadrilha. Considerado o chefe do crime organizado em Mato Grosso nos anos 1990, ele também é acusado de envolvimento em outros homicídios.

Durante o julgamento, Arcanjo negou o envolvimento no crime. "Não tenho as mãos sujas de sangue", disse o réu, que reconheceu ao juiz Marcos Faleiros o envolvimento no jogo do bicho e com a exploração de cassinos, mas negou que tenha explorado máquinas de caça-niqueis.

"Faltam provas no processo. A acusação divaga, viaja, delira", disse o advogado de defesa, Zaid Arbid.

Já o promotor João Gadelha disse que há muitas provas da participação de Arcanjo no crime. "Não há outra pessoa que tivesse interesse em ceifar a vida de Sávio Brandão a não ser a pessoa de João Arcanjo", declarou.


Busca pelo site
E-mail / Usuário

Senha
 
 
   
 

 
 



 



 
 
 






 

INSTITUCIONAL
O que é
Estatuto Social
Diretoria
Comunicados
Parceiros
Privacidade
Copyright
Expediente
SERVIÇOS
Fale conosco
Banco de Currículos
Lista de Discussão
Eventos
NOTÍCIAS
Acesso à informação
RAC
Projeto com estudantes
Noticias da Abraji
Liberdade de expressão
FILIE-SE
Quem pode se filiar?
Quais os benefícios que o sócio da Abraji tem?
Quanto custa?
Como se associar?
 
ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo - [email protected] - (11) 3159-0344 - São Paulo SP