CTRL+X - Quem tira conteúdo da internet?
Busca pelo site
Digite uma palavra
Cursos Oferecidos pela Abraji

RSS - Assine para receber as novidades do site



Abraji
on Google+

14/11/13 - 14h29 -
IFEX convoca entidades para ações do Dia Internacional para o fim da impunidade


De 1 a 23 de novembro o IFEX (Rede para Liberdade de Expressão, sigla em inglês) promove ações para lembrar o Dia Internacional para o Fim da Impunidade, no dia 23 de novembro.

A iniciativa envolve ações todos os dias para chamar a atenção para a necessidade da punição e da elucidação de casos de agressões e assassinatos de jornalistas em todo o mundo. Ao todo serão 23 ações chamadas pelo IFEX  que incluem envio de cartas,  mensagens em redes sociais de autoridades, compartilhamento de informações sobre o problema da impunidade, entre outras atividades.

As ações terminam em 23 de novembro, dia em que é relembrado o massacre de Ampatuan, nas Filipinas, quando 53 pessoas, dentre elas 32 jornalistas e profissionais de imprensa, foram assassinadas em 2009. Até hoje, nenhum responsável foi punido pelo ocorrido.


O Dia Internacional para o fim da impunidade foi criado em 2011, após as entidades membro do IFEX identificarem a questão da impunidade como um dos principais obstáculos à liberdade de expressão. Em seguida, essas entidades assumiram o  compromisso de organizar uma campanha dedicada a aumentar a conscientização sobre a impunidade e para cobrar uma mudança.

Em seu último relatório anual divulgado em novembro de 2012, o IFEX alerta que apenas 11% dos casos de execução de jornalistas tiveram seus autores condenados. O estudo abrange 16 países da região de janeiro de 2010 a setembro de 2012, período em que houve 74 homicídios e  que 431 comunicadores foram ameaçados de morte, com pelo menos 878 agressões físicas contra a imprensa. Já no âmbito global, em um alerta em março deste ano a ONU divulgou que 90% dos casos de assassinatos de jornalistas ficam impunes em todo o mundo e lançou um Plano de Ação sobre a segurança dos jornalistas e a questão da impunidade.

Mais informações sobre as ações do Dia Internacional para o fim da impunidade e sobre como participar no site http://daytoendimpunity.org

 


Busca pelo site
E-mail / Usuário

Senha
 
 
   
 

 
 



 



 
 
 






 

INSTITUCIONAL
O que é
Estatuto Social
Diretoria
Comunicados
Parceiros
Privacidade
Copyright
Expediente
SERVIÇOS
Fale conosco
Banco de Currículos
Lista de Discussão
Eventos
NOTÍCIAS
Acesso à informação
RAC
Projeto com estudantes
Noticias da Abraji
Liberdade de expressão
FILIE-SE
Quem pode se filiar?
Quais os benefícios que o sócio da Abraji tem?
Quanto custa?
Como se associar?
 
ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo - [email protected] - (11) 3159-0344 - São Paulo SP