CTRL+X - Quem tira conteúdo da internet?
Busca pelo site
Digite uma palavra
Cursos Oferecidos pela Abraji

RSS - Assine para receber as novidades do site



Abraji
on Google+

16/06/14 - 12h24 -
ABRAJI repudia prisão de repórter de O Globo, no Rio


A Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) repudia a prisão da repórter Vera Araújo, de O Globo, no Rio de Janeiro. Na tarde do último domingo (15.jun.2014), a jornalista foi presa pelo sargento da polícia militar Edmundo Faria enquanto registrava a prisão de um torcedor argentino que estaria urinando na rua.

O sargento determinou que Vera desligasse o equipamento. Mesmo após mostrar sua identificação profissional ao policial, a jornalista foi presa "por desacato à autoridade". De acordo com informações de O Globo, o sargento deu voltas com a repórter no carro durante uma hora e confiscou o celular que ela usava para tentar contatar o jornal. Antes de chegar à delegacia, o PM algemou-a com força suficiente para machucar seus pulsos e, segundo Vera, a agrediu verbalmente.

Ela registrou o caso como abuso de autoridade e fez exame de corpo de delito no Instituto Médico Legal. O tenente-coronel Cláudio Costa, relações públicas da PM do Rio, disse a O Globo que a corregedoria vai apurar a responsabilidade do sargento Faria. De acordo com nota da PM, o policial "ficará preso administrativamente no Batalhão de Campanha, unidade onde é lotado".

A Abraji considera a prisão de Vera injustificada sob todos os aspectos, configurando um grave atentado à liberdade de expressão. As agressões verbais e física devem ser punidas exemplarmente pelo comando da Polícia Militar, que em nota diz considerar o trabalho da imprensa "fundamental para a garantia da democracia".

O material de trabalho de um jornalista não deve ser apreendido em nenhuma hipótese. Tal atitude é típica de contextos autoritários e censores, em que revelar qualquer fato diverso do que o Estado pretende mostrar é considerado crime. 

Diretoria da Abraji, 16 de junho de 2014.


Busca pelo site
E-mail / Usuário

Senha
 
 
   
 

 
 



 



 
 
 






 

INSTITUCIONAL
O que é
Estatuto Social
Diretoria
Comunicados
Parceiros
Privacidade
Copyright
Expediente
SERVIÇOS
Fale conosco
Banco de Currículos
Lista de Discussão
Eventos
NOTÍCIAS
Acesso à informação
RAC
Projeto com estudantes
Noticias da Abraji
Liberdade de expressão
FILIE-SE
Quem pode se filiar?
Quais os benefícios que o sócio da Abraji tem?
Quanto custa?
Como se associar?
 
ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo - [email protected] - (11) 3159-0344 - São Paulo SP