CTRL+X - Quem tira conteúdo da internet?
Busca pelo site
Digite uma palavra
Cursos Oferecidos pela Abraji

RSS - Assine para receber as novidades do site



Abraji
on Google+

01/12/14 - 14h33 - Abraji
Abraji condena agressões a repórter do LANCE!


A Abraji repudia as agressões e ameaças sofridas pelo repórter Bruno Cassucci, do LANCE! no último domingo (30.nov.2014) em Santos (SP), por policiais militares. Um agente apontou-lhe uma arma enquanto ele fotografava, com o celular, o local em que ocorrera uma briga entre torcedores do Santos e do Botafogo.

Mesmo após identificar-se como jornalista, Cassucci foi colocado de frente a uma parede com as mãos para o alto e submetido a revista pessoal e de sua mochila.  O policial tomou o seu celular e apagou as fotos que havia tirado. 

Outro agente determinou a ele que não olhasse para trás. O fato de Cassucci ter descumprido a ordem foi usado como pretexto para outro policial agredi-lo no rosto.

Um terceiro PM ainda colocou uma bomba de efeito moral dentro da calça do repórter, ameaçando ativá-la. Prestes a ser liberado, Cassucci foi ameaçado por outro agente, que disse a ele para não voltar ao local.

A Abraji considera a violência empregada contra o repórter, além de injustificada e inaceitável, um grave atentado à liberdade de expressão. O equipamento de um profissional da imprensa não deve ser alvo de confisco, tampouco seus registros devem ser comprometidos. 

O episódio deste domingo é característico de contextos autoritários, em que revelar qualquer fato diverso do que o Estado pretende mostrar é considerado crime. O papel da Polícia Militar é proteger cidadãos e garantir à sociedade o direito de acesso a informações de interesse público. 

A Abraji exige que o governo de São Paulo, a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo e a Corregedoria da Polícia Militar identifiquem o mais rápido possível os responsáveis pelas agressões ao repórter e os punam com o rigor da lei.

Diretoria da Abraji, 1º de dezembro de 2014

Atualização às 17h44 de 01/12/2014: Secretaria de Segurança abre inquérito por agressão a repórter do L!Net (LANCENET!)


Busca pelo site
E-mail / Usuário

Senha
 
 
   
 

 
 



 



 
 
 






 

INSTITUCIONAL
O que é
Estatuto Social
Diretoria
Comunicados
Parceiros
Privacidade
Copyright
Expediente
SERVIÇOS
Fale conosco
Banco de Currículos
Lista de Discussão
Eventos
NOTÍCIAS
Acesso à informação
RAC
Projeto com estudantes
Noticias da Abraji
Liberdade de expressão
FILIE-SE
Quem pode se filiar?
Quais os benefícios que o sócio da Abraji tem?
Quanto custa?
Como se associar?
 
ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo - [email protected] - (11) 3159-0344 - São Paulo SP