CTRL+X - Quem tira conteúdo da internet?
Busca pelo site
Digite uma palavra
Cursos Oferecidos pela Abraji

RSS - Assine para receber as novidades do site



Abraji
on Google+

28/01/15 - 11h12 - Abraji
Repórter do Estadão é alvo de bala de borracha em protesto; é a quinta ocorrência em 2015


A polícia de São Paulo atacou, pela quinta vez neste ano, um jornalista que cobria um protesto contra o aumento das passagens de transporte urbano. A vítima de ontem (27.jan.2015) foi o repórter da TV Estadão Fernando Otto. Ele filmava a depredação da estação Faria Lima do metrô quando seu celular foi atingido - e destruído - por uma bala de borracha. O profissional não se feriu.

No ato anterior, na sexta-feira (23.jan.2015), Edgar Maciel, também repórter do Estadão, foi ferido com um tiro de bala de borracha numa das pernas. 

Esses casos se somam à agressão sofrida pelo fotógrafo da revista Vice, Felipe Larozza, atacado em 16.jan.2015 a golpes de cassetete apesar de estar identificado como jornalista (portava crachá, capacete com a palavra "press" e uma máquina fotográfica).

A Abraji apurou que ao menos outros dois profissionais foram agredidos em protestos: em 9.jan.2015, o fotógrafo freelancer Matheus José Maria relata um golpe de cassetete nas costas mesmo após acatar a ordem da PM e deixar de fotografar uma confusão entre agentes e manifestantes. Trabalhando para o blog Xadrez Verbal, o jornalista Thomas Dreux Miranda foi atingido no tornozelo por um estilhaço de bomba no protesto de 16.jan.2015.

No período de maio de 2013 a junho de 2014, a Abraji registrou quase 200 casos de diferentes violações ao trabalho de jornalistas, cerca de 80% de autoria da PM. Para evitar que 2015 também seja marcado pela violência contra comunicadores é necessário responsabilizar os autores de abusos e investir em capacitação das tropas. É dever da PM proteger os cidadãos e defender o livre exercício da atividade jornalística.

Diretoria da Abraji, 28 de janeiro de 2015


Busca pelo site
E-mail / Usuário

Senha
 
 
   
 

 
 



 



 
 
 






 

INSTITUCIONAL
O que é
Estatuto Social
Diretoria
Comunicados
Parceiros
Privacidade
Copyright
Expediente
SERVIÇOS
Fale conosco
Banco de Currículos
Lista de Discussão
Eventos
NOTÍCIAS
Acesso à informação
RAC
Projeto com estudantes
Noticias da Abraji
Liberdade de expressão
FILIE-SE
Quem pode se filiar?
Quais os benefícios que o sócio da Abraji tem?
Quanto custa?
Como se associar?
 
ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo - [email protected] - (11) 3159-0344 - São Paulo SP