CTRL+X - Quem tira conteúdo da internet?
Busca pelo site
Digite uma palavra
Cursos Oferecidos pela Abraji

RSS - Assine para receber as novidades do site



Abraji
on Google+

08/04/15 - 16h46 -
Repórter fotográfico é ameaçado por policiais no Rio de Janeiro


Desde a última terça-feira (7.abr.2015), o repórter fotográfico Fabiano Rocha do diário Extra (Rio de Janeiro) tem recebido ameaças de membros da Polícia Militar em redes sociais. As mensagens começaram após a publicação de uma foto, de sua autoria, que mostra um policial do BOPE (Batalhão de Operações Especiais) usando touca ninja. Rocha registrou a imagem enquanto cobria os conflitos entre a PM e traficantes no Complexo do Alemão.

Após a veiculação da foto, policiais divulgaram em páginas de uma rede social a imagem de Rocha e de sua família, além de dados pessoais e endereço do fotógrafo (que, segundo o Extra, eram falsos). Alguns chegam a afirmar que ele "tem que tomar tiro na testa", enquanto outros defendem que ele deve ser intimidado para deixar de fotografar, chamando seu trabalho de "babaquice".

A Abraji considera grave a exposição de informações pessoais de Fabiano e de seus familiares na rede, pois coloca em risco a segurança do profissional. Mais graves ainda são as ameaças e incitações à violência: nenhum jornalista deve sofrer intimidações ou represálias por realizar seu trabalho. A Abraji espera que os responsáveis pelas ameaças recebam as sanções adequadas. A atividade jornalística é fundamental para o exercício do direito de acesso a informações e, portanto, à democracia. Impedir ou criar obstáculos para sua realização é prejudicial à sociedade.

Diretoria da Abraji, 8 de abril de 2015.

Busca pelo site
E-mail / Usuário

Senha
 
 
   
 

 
 



 



 
 
 






 

INSTITUCIONAL
O que é
Estatuto Social
Diretoria
Comunicados
Parceiros
Privacidade
Copyright
Expediente
SERVIÇOS
Fale conosco
Banco de Currículos
Lista de Discussão
Eventos
NOTÍCIAS
Acesso à informação
RAC
Projeto com estudantes
Noticias da Abraji
Liberdade de expressão
FILIE-SE
Quem pode se filiar?
Quais os benefícios que o sócio da Abraji tem?
Quanto custa?
Como se associar?
 
ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo - [email protected] - (11) 3159-0344 - São Paulo SP