CTRL+X - Quem tira conteúdo da internet?
Busca pelo site
Digite uma palavra
Cursos Oferecidos pela Abraji

RSS - Assine para receber as novidades do site



Abraji
on Google+

29/05/15 - 16h16 - Abraji
Abraji repudia agressão de PM a fotógrafo da Folha de S.Paulo; é o 11º caso do tipo em 2015


A Abraji considera inaceitável a agressão de um policial militar ao repórter fotográfico da Folha de S.Paulo Danilo Verpa, ocorrida na manhã desta sexta-feira (29.mai.2015) em São Paulo. Verpa cobria uma manifestação de estudantes e funcionários da USP, parte do Dia Nacional de Paralisação e Manifestações organizado por centrais sindicais.

Um policial militar que não portava identificação (contrariando regra da própria PM) golpeou a panturrilha do fotógrafo com um cassetete quando ele passou em frente a um grupo de agentes para mudar de posição. 

Verpa foi ao 34º Distrito Policial para registrar um boletim de ocorrência da agressão, mas não pôde fazê-lo. Segundo o escrivão, o documento não poderia ser feito sem o nome do policial que o agrediu. Mesmo depois de o fotógrafo oferecer imagens do agente e informar ao escrivão que ele não estava identificado, o funcionário manteve a negativa.

É o 19º caso de agressão contra um jornalista durante manifestações registrado pela Abraji em 2015. Dentre eles, a maioria -- 11, contando com este -- foi cometida pela polícia, sendo cinco intencionais (ou seja, o agressor sabia que estava atingindo um profissional da imprensa).

A Abraji lastima que o Estado brasileiro continue a lidar com o trabalho da imprensa por meio de forças de segurança pública, agredindo jornalistas quando eles estão a serviço do interesse público e do direito de a sociedade se informar. Causa ainda mais indignação que, uma vez violentado, um cidadão não possa denunciar formalmente seu agressor -- perpetuando-se, assim, a impunidade já estabelecida em casos como este.

Diretoria da Abraji, 29 de maio de 2015


Busca pelo site
E-mail / Usuário

Senha
 
 
   
 

 
 



 



 
 
 






 

INSTITUCIONAL
O que é
Estatuto Social
Diretoria
Comunicados
Parceiros
Privacidade
Copyright
Expediente
SERVIÇOS
Fale conosco
Banco de Currículos
Lista de Discussão
Eventos
NOTÍCIAS
Acesso à informação
RAC
Projeto com estudantes
Noticias da Abraji
Liberdade de expressão
FILIE-SE
Quem pode se filiar?
Quais os benefícios que o sócio da Abraji tem?
Quanto custa?
Como se associar?
 
ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo - [email protected] - (11) 3159-0344 - São Paulo SP