CTRL+X - Quem tira conteúdo da internet?
Busca pelo site
Digite uma palavra
Cursos Oferecidos pela Abraji

RSS - Assine para receber as novidades do site



Abraji
on Google+

21/09/15 - 17h27 - Abraji
Ataque cibernético apaga cobertura de trabalho escravo da Repórter Brasil


Ataques ​virtuais ​ao site da organização sem fins lucrativos Repórter Brasil estão apagando, desde a semana passada, partes de reportagens ​produzidas pela ONG ​sobre trabalho escravo no Brasil. Os invasores também alteraram links, direcionando leitores a páginas fora do site da ​organização, e danificaram ​seu​s e-mails profissionais.

Essas invasões se somam a outros ataques que a Repórter Brasil sofreu no passado: desde ações judiciais censurando a cobertura de resgates de trabalhadores em situação análoga à escravidão até ameaças​ a um de seus coordenadores, o jornalista Leonardo Sakamoto. ​​A Repórter Brasil já comunicou o caso ao Ministério Público Federal e ao relator especial das Nações Unidas para defensores de direitos humanos.​

A Abraji condena os ataques e cobra que ​as ​autoridades​ competentes​ identifiquem ​rapidamente ​todos os envolvidos na ação​ e aplique as sanções cabíveis​. A invasão em curso destrói informação jornalística e interrompe o trabalho dos repórteres da ONG. É ​um atentado, portanto, à liberdade de expressão e ao direito à informação.

Diretoria da Abraji, 21.set.2015

Atualizado às 18h de 21/09/2015: o caso foi comunicado ao relator especial das Nações Unidas para defensores de direitos humanos, não ao relator para a liberdade de expressão como anteriormente divulgado.

Atualizado às 15h de 22/09/2015: expressão "Ataque hacker" do título foi substituída por "Ataque cibernético". O termo hacker não é adequado para definir ataques a dados e informações; a palavra define aqueles que se dedicam a conhecer em detalhes o funcionamento de um sistema (inclusive suas falhas, para identificá-las e corrigi-las).


Busca pelo site
E-mail / Usuário

Senha
 
 
   
 

 
 



 



 
 
 






 

INSTITUCIONAL
O que é
Estatuto Social
Diretoria
Comunicados
Parceiros
Privacidade
Copyright
Expediente
SERVIÇOS
Fale conosco
Banco de Currículos
Lista de Discussão
Eventos
NOTÍCIAS
Acesso à informação
RAC
Projeto com estudantes
Noticias da Abraji
Liberdade de expressão
FILIE-SE
Quem pode se filiar?
Quais os benefícios que o sócio da Abraji tem?
Quanto custa?
Como se associar?
 
ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo - [email protected] - (11) 3159-0344 - São Paulo SP