CTRL+X - Quem tira conteúdo da internet?
Busca pelo site
Digite uma palavra
Cursos Oferecidos pela Abraji

RSS - Assine para receber as novidades do site



Abraji
on Google+

19/10/15 - 14h42 - Abraji
Jornalista que divulga informação sigilosa não comete crime, diz Tribunal


A Abraji saúda a decisão da 2ª Turma do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3) que impediu o indiciamento de três jornalistas por quebra de segredo de Justiça. O acórdão publicado ontem (15.out.2015) reitera o entendimento de que jornalistas que divulgam informações de investigação sigilosa não cometem crime.

A decisão deferiu habeas corpus em favor de Maurício Ferraz, Bruno Tavares de Menezes e Nélio Raul Brandão, da TV Globo. Em reportagem veiculada em 2013 no programa Fantástico, os profissionais incluíram trechos de gravações feitas pela Polícia Federal na Operação Sangue Frio, que corria sob sigilo. A PF determinou então o indiciamento dos jornalistas.

De acordo com o colegiado do TRF-3, o crime de quebra de segredo de Justiça só pode ser atribuído a quem tem o dever de ofício de respeitá-lo, ou seja, aquele que tem acesso direto ao procedimento sigiloso (advogado, policial, promotor etc.). Para os magistrados, a divulgação das informações da operação pelos jornalistas atendeu ao interesse público: "(...) fato é que importa a toda a população brasileira tomar conhecimento dos atos de desmando que os dirigentes públicos de hospitais públicos venham a praticar em detrimento de verbas oficiais, como o caso sugere".

A Abraji espera que a decisão seja mantida pelas instâncias superiores às quais ainda cabe recurso e que os repórteres continuem livres do indiciamento.


Busca pelo site
E-mail / Usuário

Senha
 
 
   
 

 
 



 



 
 
 






 

INSTITUCIONAL
O que é
Estatuto Social
Diretoria
Comunicados
Parceiros
Privacidade
Copyright
Expediente
SERVIÇOS
Fale conosco
Banco de Currículos
Lista de Discussão
Eventos
NOTÍCIAS
Acesso à informação
RAC
Projeto com estudantes
Noticias da Abraji
Liberdade de expressão
FILIE-SE
Quem pode se filiar?
Quais os benefícios que o sócio da Abraji tem?
Quanto custa?
Como se associar?
 
ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo - [email protected] - (11) 3159-0344 - São Paulo SP