CTRL+X - Quem tira conteúdo da internet?
Busca pelo site
Digite uma palavra
Cursos Oferecidos pela Abraji

RSS - Assine para receber as novidades do site



Abraji
on Google+

06/07/16 - 15h40 - Abraji
Seguranças do Metrô Rio agridem fotojornalistas em estação


Na noite de ontem (5.jul.2016), pelo menos quatro fotojornalistas foram agredidos por seguranças do Metrô Rio durante tumulto na estação Uruguaiana, na capital fluminense. Os profissionais voltavam da cobertura do ato "Calamidade Olímpica", realizado em frente à Assembleia Legislativa do Rio, quando os seguranças reprimiam jovens que tentavam pular as catracas do metrô.

Ao fotografarem a ação, Matias Maxx (VICE), Roger McNaught (freelance) e Ellan Lustosa (freelance) foram agredidos e estrangulados com "gravatas" pelos seguranças; Katja Schilirò (freelance) teve a lente da câmera danificada. José Cícero da Silva, da Agência Pública, registrou algumas agressões.

Em reportagem, Maxx relata que ficou quase insconsciente; à Abraji, disse estar com a garganta machucada. Ele, McNaught e Lustosa ainda foram detidos sem justificativa e liberados sem acusações horas depois, já de madrugada. Os profissionais registraram queixa contra os seguranças.

A Abraji repudia as agressões dos seguranças do Metrô Rio aos quatro fotógrafos e exige que a concessionária e as autoridades competentes identifiquem e punam os responsáveis. É inaceitável que agentes públicos tentem impedir o exercício da liberdade de expressão e do direito à informação -- especialmente em uma cidade que, daqui a um mês, receberá milhares de jornalistas para cobrir os Jogos Olímpicos.

Desde junho de 2013 a Abraji registra os casos de violações contra jornalistas durante a cobertura de protestos. Entram na lista tanto agressões deliberadas quanto acidentais, protagonizadas por agentes de segurança ou por manifestantes. O total de casos soma 281 com as ocorrências desta nota. A lista completa está aqui.

Diretoria da Abraji, 6 de julho de 2016

Busca pelo site
E-mail / Usuário

Senha
 
 
   
 

 
 



 



 
 
 






 

INSTITUCIONAL
O que é
Estatuto Social
Diretoria
Comunicados
Parceiros
Privacidade
Copyright
Expediente
SERVIÇOS
Fale conosco
Banco de Currículos
Lista de Discussão
Eventos
NOTÍCIAS
Acesso à informação
RAC
Projeto com estudantes
Noticias da Abraji
Liberdade de expressão
FILIE-SE
Quem pode se filiar?
Quais os benefícios que o sócio da Abraji tem?
Quanto custa?
Como se associar?
 
ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo - [email protected] - (11) 3159-0344 - São Paulo SP